quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Oi gente eu to aqui para postar a civilisasao das formigas 2 espero que voces curtam!!!
Tecnologia nos Berçários:
Em algumas espécies de formigas, como as saúvas, os berçários são freqüentados também pelas cortadeiras, operárias especializadas em picar as folhinhas que as coletoras trazem. As maiores delas dividem, com as mandíbulas-tesouras, os grandes pedaços de folha em várias pequenas partes. Daí chega uma formiga menor, que corta cada pedaço em pedacinhos. E assim por diante, como se fossem as enzimas do nosso sistema digestivo quebrando os alimentos em pequenos componentes. Uma perfeita linha de (des)montagem. Até que sobram fragmentos vegetais tão minúsculos que podem ser absorvidos pelas larvas.
As folhas picotadas servem também de adubo para os fungos que crescem nos berçários. "As formigas podem ser consideradas as verdadeiras inventoras da agricultura", afirma a ecóloga Flávia Medeiros, especialista em comportamento de formigas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Não é exagero. Há operárias no formigueiro que cultivam uma horta de fungos e depois colhem para alimentar a colônia inteira.Comida é importante, mas não é tudo. Para que um formigueiro funcione, vários tipos de formigas precisam trabalhar, cada uma fazendo o que sabe sem ambicionar uma promoção ou invejar o emprego alheio. Há, por exemplo, as faxineiras, que alegremente levam cada resíduo de comida ou de larvas para algum porão vazio nas fronteiras do formigueiro, onde as bactérias que o lixo atrai não são ameaça para ninguém. Outras limitam-se à tarefa burocrática de organizar estoques de comida, cuidando para que não falte nada e decidindo o que deve ser consumido antes.
Há algumas ainda mais especializadas: passam a vida a quebrar sementes ou a cavar túneis. "Sozinhas as formigas não são nada. Sua sociedade é o exemplo perfeito de como várias partes simples podem executar tarefas elaboradas juntas", afirma Deborah, que gosta de comparar o formigueiro a um cérebro. Em ambos os casos, um componente isolado - formiga ou neurônio - é incapaz de grandes feitos. Mas o conjunto impressiona pela eficiência e pela complexidade.
O engraçado é que uma única formiga - assim como um único neurônio - não faz idéia de que seja parte de algo tão complicado. "Essa é uma das mais recentes e incríveis descobertas sobre as colônias", diz Deborah. "As formigas só percebem as companheiras mais próximas. Nem sabem o tamanho de seu formigueiro." Ou seja, uma cidadã do maior formigueiro do mundo, que fica na ilha de Hokaido, Japão, e abriga, em seus três quilômetros quadrados, 300 milhões de operárias e 80 000 rainhas, nem imagina que sua casa é diferente de uma colônia do gênero amblyotoni, a menor do mundo com apenas 12 habitantes, encontrada na Austrália.
E NO BRASIL......
E, já que estamos falando de recordes, toque o hino: a maior formiga do planeta é brasileira. Trata-se da tocandira, que habita o Estado de Goiás. Ela mede 4 centímetros e tem uma ferroada tão doída que virou rito de passagem para índios locais: "Quando o menino se tornava um guerreiro, era obrigado a colocar a mão numa luva cheia de tocandiras", diz Ana Eugênia.
Mas tamanho nem sempre é documento. Outra formiga daqui da terrinha, a minúscula lavapé, de 2 milímetros, está entre as mais bem-sucedidas do mundo. Tanto que acabou desembarcando na América do Norte, de carona em algum navio brasileiro na década de 30, e transformou-se numa das mais terríveis pragas dos Estados Unidos, onde não tem inimigos naturais.
Uma das razões de tanto sucesso é a implacável estratégia militar das lavapés. Elas invadem as colônias inimigas e vão espirrando ácido fórmico, um veneno que já matou muita gente de alergia, nos olhos das inimigas. Quando encontram a rainha, seguram-na com a boca e cravam o ferrão no abdome, pela lateral da carcaça. Vencida a batalha, as soldadas copiam o cheiro da rainha morta e, em pouco tempo, são aceitas pelas formigas órfãs. Os biólogos chamam as colônias conquistadas de "escravas".
Fonte:
Revista Super Interessante

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Um recadinho

Ola galerinha o computador daminha prima chefe e dona do blog esta sem internete entao durante essa semana oblog depende de mim mas sabado eu irei viajar bem cedinho e nao dara para mim postar (nao sei) e a giovanna so vai viajar dia 5 entao talvez ela possa viajar e eu posto a civilizasao das formigas 2 amanha .Mas olha se euu conseguir postar vou ficar muito feliz mas se nao so para alegra vou falar uma piadinha:

Um cara muito gordo e rico tava discutindo com a familia e disse:

bem luca eu tenho um lado negativo...

E o mordomo enterompe :

Nao sabia que bola tinha lado...

kkkkkk legal ne eu gostei um beijao

As formigas sivilisasao parte 1


Se você acha que as sociedades humanas são complexas e organizadas, talvez seja hora de olhar para os formigueiros. Temos muito o que aprender com eles.
As formigas, andam organizadamente, sem atropelos, trabalhando pelo bem comum."Entre as formigas, ninguém manda em ninguém", afirma a entomologista Deborah Gordon, que, há 17 anos passa o dia observando formiguinhas sob o sol do Arizona.
Há, por exemplo, as que se aventuram para fora do formigueiro. São operárias especializadas em buscar comida.
No caminho, as operárias esfregam a barriga no chão, deixando um rastro com o cheiro da colônia a que pertencem, para que ela mesma e as companheiras não se percam. Formigas não falam, mas os feromônios, que são as substâncias que carregam odores, substituem com eficiência as palavras. No caminho para o formigueiro, a operária pára na frente de outra formiga. As duas esfregam suas sensíveis anteninhas e, pelo cheiro, percebem que são da mesma colônia. Antes de seguir em frente, a operária divide um pouco da folha que leva para casa e avisa, com outro feromônio: "Ali na frente tem algo que nos interessa".
Mas, se você acha que conhece as formigas apenas de olhar as que passeiam por aí, está redondamente enganado. "Apenas 10% da população sai para buscar comida. As outras 90% ficam na colônia o tempo todo", diz a pesquisadora Ana Eugênia de Campos Farinha, do Instituto Biológico de São Paulo. É que, em casa, todas juntas, elas conseguem se defender. Lá fora, espalhadas em frágeis batalhões, as pequenas são presas fáceis para predadores famintos como tamanduás, lagartos e besouros.
Portanto, para entender mesmo como são esses insetos, o ideal é seguir a fila e entrar com uma delas pelo buraco do formigueiro. Logo abaixo do nível do solo há uma multidão de formigas, umas indo, outras vindo. Nenhuma pára para dar passagem, elas simplesmente sobem umas nas outras sem se incomodar em pedir licença (não, não há um feromônio para isso). Começam a surgir bifurcações, ruas mais largas, que dão em grandes buracos, cheios de larvas. Lá há mais funcionárias dedicadas.
Algumas passam o dia lambendo e manipulando, com as patinhas, as larvas das futuras formiguinhas que vão nascer. Também são operárias, mas trabalham como babás: ai de quem chegar perto sem o cheiro certo (que funciona como um crachá). Quando o quarto onde estão os futuros bebês fica muito quente, elas se organizam e abrem novos dutos de ar condicionado, zanzando pelo meio da terra para que o ar circule.
Pois é, temos muito o que aprender com as formigas, não só no que se refere ao trabalho em equipe, mas também em termos de técnicas agrícolas, distribuição da comida, sistema político e cuidados ambientais. Quem sabe, com a ajuda delas, não possamos nos tornar mais civilizados?
Fonte: Revista Super Interessante

Pombos correios


Os pombos-correios se orientam graças ao campo magnético da Terra e não ao seu olfato, indica estudo publicado pela revista "Nature", que chama atenção para a existência de magnetita no bico das aves. Segundo a pesquisa, esse "ímã natural" permite aos pombos ter uma percepção magnética dos percursos e cobrir grandes distâncias sem se perderem, regressando depois ao ponto de partida. M as esta explicação magnética das aptidões dos pombos-correios é contestada por alguns especialistas que atribuem a orientação destes pássaros a certos odores que vão encontrando na atmosfera. Campo magnético No seu trabalho de pesquisa, a equipe do professor Cordula Mora, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, conseguiu provar que os pombos são sensíveis às perturbações do campo magnético da Terra. Numa experiência, os pombos-correios foram colocados num túnel de madeira com uma bobina elétrica móvel em sua parede externa. Os pássaros se dirigiam para uma das saídas do túnel se o campo magnético era perturbado, e para o outro no caso contrário. Quando os pesquisadores colocavam um ímã em seus bicos, a capacidade para seguir as instruções da bobina ficava enfraquecida. O mesmo efeito foi observado quando o bico as aves era anestesiado. Segundo os especialistas, o experimento demonstrou que os pombos realmente se orientam pelo campo magnético. Além disso, a capacidade de orientação dos pássaros diminui quando se corta um nervo que fornece informações visuais ao cérebro, mas não com o corte do nervo olfativo, o que prova, segundo eles, que não dependem de odores para regressar ao seu ponto de partida.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12682.shtml
Do site:http://www.curiosidadeanimal.com/me_22.shtml

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Estudando o comportamento dos saimiris


Es tudando o comportamento dos Saimiris o macaco de porte medio que abienta a Mata Amasonica .
Eses seres nao se contituem em sinples seres ou bando de seres aptos somente para a PROCRIAÇÃO, A ALIMENTAÇÃO E A DEFESA...
INFORMAÇOES NO SITE :

algum tempo, projetaram-se numa tela imagens de cabras, ovelhas, cordeiros e outros animais, além de formas geométricas e outras figuras.

Cientistas do intituito Babraham em londres (inglaterra) descobrirao que as ovelhas assim como nos (humanos ) presisam de ver *rostos* conhesida alguntenpo depois sosinhas. Na pesquisa , levarao -se os animais para coleiros escurros . As ovelhas ficaram sosinhas, e depois de algun tenpo, protegeram-se numa tela de imagens de cobras ,ovelhas ,cordeiros e outros animais ,alen de formas geometricas e outras figuras .



mais informasoes no site :


Voce sabia que os cipins esinao a construir moradias sustentaveis ?

E purra verdae pois uma equipe de especialistas da Universidade britanica de Loughborough desenvolve um projeto para usar cupins como modelo e construcão de edificios baratos que nao prejudicao o mei anbiente .

e mais informasoes no sit

www.curiosidadeanimal.com

Formiga esperta

Um cérebro grande não é necessário para dar aulas. Antes que professores fiquem indignados e inundem a Folha com cartas raivosas, segue o motivo: a afirmação se refere a formigas, e foi feita por dois pesquisadores que analisaram um fenômeno único na natureza --um inseto ensinando outro. "Nossa identificação de comportamento de ensino em uma formiga mostra que um cérebro grande não é um pré-requisito para isso", escrevem Nigel Franks e Tom Richardson, da Universidade de Bristol, Reino Unido, na edição de hoje da revista científica "Nature". Claro, o cérebro continua importante. "Talvez animais com cérebro grande possam muitas vezes aprender de modo independente", disse Franks à Folha . Os dois afirmam que o exemplo que encontraram de relacionamento professor-aluno é inédito no reino animal, descontando-se o ser humano. "Um indivíduo é um professor se ele modifica seu comportamento na presença de um observador, com algum custo inicial para ele próprio, para poder dar um exemplo, de modo que o outro indivíduo aprenda mais rápido", definem eles. Eles estudaram o modo como uma formiga "professora" ensinava à "aluna" o caminho até uma fonte de comida. O caminho era demorado, e envolvia uma relação entre as duas --a "aluna" tocava a "professora" nas pernas ou abdômen com sua antena, e ela modificava seu comportamento em seguida. Dar aula custa caro para a formiga professora. Ela poderia chegar quatro vezes mais rápido à fonte de comida se não tivesse de ensinar o caminho.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14148.shtml
Do site:http://www.curiosidadeanimal.com/me_23.shtml

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Os cachorros alende serem muito amigaveis tambem sao otimos conpanheiros !
eles podem chegar a ajudar uma pessoua sega a atravessar a rua =]

Ele tambem pode ser muito paparicado (usando roupas ,sapatos,ate mesmo fraudas ...)
os cachorros sao mesmo muito cic

Honintorincos

Voce sabia que os honintorincos machos tem venenos atras das patas traseiras ?
bom emtao fique prepara se voce se encontrar com ummm

Voce sabia que os horintorincos sao os unicos mamiferos que poe ovos ?
sim e verdade os horintorincos sao sim os unicos mamiferos que poe ovos
e tam bem moram no mar

os honintorincos sao uma mestura de :patocom castor